sexta-feira, 23 de julho de 2010

FESTA JUNINA








sábado, 26 de junho de 2010
Hoje foi dia de FESTA!
Neste lindo sábado que passou, eu e todos os meus colegas de trabalho participamos da organização da Festa Junina do Henricão. A presença dos alunos e toda a comunidade escolar fortaleceu o evento, deixando-o inesquecível!

Apesar de nosso país estar com os seus olhos na África do Sul, onde está acontecendo a Copa do Mundo 2010, percebe-se em eventos como esse que a nossa cultura e folclore é atemporal.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, Braga e Almada.

No período colonial, o Brasil era influenciado por elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses, e isso contribuiu muito para a constituição da Festa Junina no Brasil. Da França, por exemplo, veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artíficio veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

O nome "junina" é devido à sua procedência de países europeus cristianizado. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
Convido a todos os meus seguidores que façam uma pesquisa sobre esta Festa que marca o calendário brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário